Técnico em Enfermagem

O curso

A Habilitação Profissional de Técnico em Enfermagem – Nível médio está localizado no eixo tecnológico de Ambiente e Saúde que compreende tecnologias associadas à melhoria da qualidade de vida, à preservação e utilização da natureza, desenvolvimento e inovação do aparato tecnológico de suporte e atenção à saúde (…). Ética, Biossegurança, processos de trabalho em saúde, primeiros socorros, políticas públicas ambientais e de saúde, além da capacidade de compor equipes, com iniciativa, criatividade e sociabilidade, caracterizam a organização curricular destes cursos, (Catálogo Nacional de Cursos Técnicos / Portaria do Ministério da Educação GM/MEC nº 870, Parecer CNE/CEB Nº: 11/2008 de 16 de julho de 2008 e Parecer CNE/CEB nº 3/2012 de 26/01/2012 e Resolução 04/2012).

De acordo com o § 1º do Artigo 6º, do Decreto nº 5.154/2004 terminalidade é a conclusão intermediária de cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio (…) que caracterize uma qualificação para o trabalho, claramente definida e com identidade própria. Essas “etapas com terminalidade” deverão estar articuladas entre si, compondo “os itinerários formativos e os respectivos perfis profissionais de conclusão”. O Curso Técnico em Enfermagem da ETEP está estruturado e organizado em “etapas com terminalidade”, sendo que ao final do modulo I possibilitará a obtenção de certificado de qualificação para o trabalho.

O parágrafo 1º do Artigo 3º do Decreto nº 5.154/2004, considera itinerário formativo “o conjunto de etapas que compõem a organização da Educação Profissional em uma determinada área, possibilitando o aproveitamento contínuo e articulado de estudos…”. Exemplificando o Módulo I compõe disciplinas que farão uma interlocução da área da saúde e da sociologia, da psicologia, dos componentes da área biológica e das habilidades técnicas, para que o estudante desenvolva uma ampla visão do indivíduo que prestará cuidados como auxiliar de enfermagem.

Ingresso

Processo seletivo a cada dois anos. O próximo ocorrerá em 2018 para início do curso em 2019.
Edita processo seletivo 2018/2019 previsto para ago/set de 2018.

Modalidade

Subsequente ao Ensino Médio – matutino

Grade curricular

Anúncios