Técnico em Química

O curso

O curso Técnico em Química tem por objetivo proporcionar um processo de ensino-aprendizagem que possibilite ao futuro profissional capacidade ao exercício da prática na sua área, nos setores afins e em organizações públicas. Favorece conhecimentos gerais indispensáveis ao desenvolvimento do raciocínio crítico para a formação de cidadãos envolvidos no contexto político, econômico, social e ecológico.

As atividades estão vinculadas as análises químicas, pesquisa, controle de qualidade, operação de área industrial e equipamentos, administração e prestação de serviços.

A organização curricular da Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio em Química está organizada de acordo com o Eixo Tecnológico: Produção Industrial.

Mercado de trabalho

O egresso do Curso Técnico em Química é o profissional que possui uma formação integrada. Abrange os domínios das técnicas, tecnologias e dos conhecimentos científicos de modo a permitir sua inserção no mercado de trabalho[1], de acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos (disponível em: http://www.mec.gov.br, resolução CNE/CEB n.3/2008), a saber:

  1. Atuar no planejamento, coordenação, operação e controle dos processos industriais.
  2. Planejar e coordenar os processos laboratoriais.
  3. Realizar amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas.
  4. Executar e interpretar análises instrumentais.
  5. Realizar vendas e assistência técnica na aplicação de equipamentos e produtos químicos.
  6. Participar no desenvolvimento de produtos e validação de métodos.
  7. Atuar com responsabilidade ambiental e em conformidade com as normas técnicas, as normas de qualidade e aplicar técnicas de Good Manufacturing Practices (Boas Práticas de Manufatura – GMP) nos processos industriais e BPL (Boas Práticas de Laboratório) no controle de qualidade.
  8. Aplicar normas de exercício profissional e princípios éticos que regem a conduta do profissional da química.

[1] Indústrias, empresas de comercialização e assistência técnica. laboratórios de ensino, de calibração, de análise e controle de qualidade e ambiental, entidades de certificação de produtos, tratamento de águas e de efluentes.

Modalidades

  • Concomitante ao Ensino Médio – integral
  • Subsequente ao Ensino Médio – noturno

Grade curricular

Anúncios